Programa OS

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Programa OS

Forum para os tetudenhows da OS tirar suas duvidas em programação


5 participantes

    Montando o ambiente de desenvolvimento JSE

    alex_seph
    alex_seph
    Sem Teta
    Sem Teta


    Número de Mensagens : 3
    Pontos : 0
    Reputação : 0
    Data de inscrição : 03/10/2008

    Montando o ambiente de desenvolvimento JSE Empty Montando o ambiente de desenvolvimento JSE

    Mensagem por alex_seph Sáb Out 04, 2008 5:01 pm

    E ai galera.
    Vou colocar neste tópico o passo a passo para montar o ambiente de desenvolvimento java. focando inicialmente para aplicações JSE.
    Primeiramente, só para apresentar os conceitos, o java é dividido em 3 plataformas básicas:
    - JSE - Java standard edition (api's básicas e api's para o desenvolvimentos de aplicativos focadas em desktop e plugins web, os famosos applets)
    - JEE - Java enterprise edition (api's para aplicações web, basicamente. Hoje em dia grande parte das ofertas em java no mercado são para trabalhar com JEE e os frameworks mais populares)
    - JME - Java micro edition (api's para desenvolvimento de aplicações para celulares e aparelhos móveis. É a base para api's usadas em algumas tv's também)

    Voltando agora para o tutorial, montagem do ambiente de desenvolvimento jse.
    Primeiramente vocês precisam abaixar no site da sun o SDK do JSE. Hoje temos disponíveis todas as versões, mas recomendo a versão do java 6.0 (a versão 7.0 está disponivel em releases beta ainda).

    Basta acessar esse link e fazer o download.
    http://java.sun.com/javase/downloads/index.jsp
    Abaixe o JDK 6 Update 7, que a versão mais estável no momento. Existem versões para a maioria dos sistemas operacionais.

    Na hora de instalar fique atendo com um detalhe. Dentre as opções de instalaçao existe a opção: "Instalar JRE pública" ou "Máquina virtual pública", não lembro ao certo o nome. Não é necessário instalar isso, visto que o sdk já tem nele a máquina virtual java. Recomendo instalar em um diretorio com nome simples, tipo java/sdk6, dependendo da aplicação que for feita vai ser necessário usar a linha de comando e isso facilita a navegação dos diretórios.

    Depois de instalar é recomendado criar uma váriavel de ambiente chamada JAVA_HOME, apontando para o diretório onde foi instalado o sdk. As variaveis de ambiente no windows são criadas nas opções avançadas, dentro do Meu Computador (não sei como é feito isso no linux).

    O próximo passo agora é abaixar uma ide. Atualmente temos várias, mas as mais populares são:
    NetBean
    Eclipse.

    Particularmente prefiro o Eclipse, a menos que for para criar aplicações Swing (que são as aplicações gráficas para desktop no java).
    Para abaixar o Eclipse basta clicar no link abaixo.
    http://www.eclipse.org/downloads/
    Abaixem o Eclipse IDE for Java Developers (85 MB), que é o básico.

    A instalação do Eclipse é simples, basta descompactar o arquivo e pronto.
    Uma coisa importante antes de iniciar ele é abrir o arquivo Eclipse.ini
    Nele altere os valores do
    -vmargs -Xms40m -Xmx256m
    para
    -vmargs -Xms256m -Xmx512m

    O java é muito pesado, então recomendo uma máquina com pelo menos 1GB. Essa linha de acima aloca para o java 256mb de memoria, inicialmente, podendo expandir para até 512.

    Para iniciar o eclipse basta clicar no eclipse.exe.

    Pronto, vocês já podem iniciar o desenvolvimento em java.
    Posteriormente irei criar outro tópico sobre o eclipse, como criar seu 1º projeto, como debugar, etc.
    É isso, desculpem pelo tutorial rápido e os erros de portugues, mas estou meio sem tempo agora, até mais.
    Chillypi
    Chillypi
    Sem Teta
    Sem Teta


    Número de Mensagens : 13
    Idade : 34
    Localização : Palmital - SP
    Pontos : 0
    Reputação : 0
    Data de inscrição : 30/09/2008

    Montando o ambiente de desenvolvimento JSE Empty Re: Montando o ambiente de desenvolvimento JSE

    Mensagem por Chillypi Dom Out 05, 2008 7:46 am

    O que é JRE, SDK e JDK??
    avatar
    AYSJr
    Sem Teta
    Sem Teta


    Número de Mensagens : 6
    Pontos : 0
    Reputação : 0
    Data de inscrição : 30/09/2008

    Montando o ambiente de desenvolvimento JSE Empty Re: Montando o ambiente de desenvolvimento JSE

    Mensagem por AYSJr Dom Out 05, 2008 8:26 am

    Chillypi escreveu:O que é JRE, SDK e JDK??
    Não sei explicar direio, mas em suma seria isso:

    Java Run Environment (se não me engano):
    Basicamente, é o que faz rodar todo e qualquer programa Java em sua máquina.

    Software Development Kit:
    SDKs são pacotes de ferramentas que permitem um programador desenvolver programas em uma linguagem, framework, etc. Costumam conter ferramentas de compilação e debug , bem como as bibliotecas principais da linguagem.

    Java Development Kit:
    É o SDK do Java.
    alex_seph
    alex_seph
    Sem Teta
    Sem Teta


    Número de Mensagens : 3
    Pontos : 0
    Reputação : 0
    Data de inscrição : 03/10/2008

    Montando o ambiente de desenvolvimento JSE Empty Re: Montando o ambiente de desenvolvimento JSE

    Mensagem por alex_seph Dom Out 05, 2008 8:37 am

    AYSJr escreveu:
    Chillypi escreveu:O que é JRE, SDK e JDK??
    Não sei explicar direio, mas em suma seria isso:

    Java Run Environment (se não me engano):
    Basicamente, é o que faz rodar todo e qualquer programa Java em sua máquina.

    Software Development Kit:
    SDKs são pacotes de ferramentas que permitem um programador desenvolver programas em uma linguagem, framework, etc. Costumam conter ferramentas de compilação e debug , bem como as bibliotecas principais da linguagem.

    Java Development Kit:
    É o SDK do Java.

    É exatamente isso.
    De maneira bem simples, quando você precisa somente rodar um programa em java você usa o JRE, quando precisa desenvover você usa o SDK/JDK.
    Chillypi
    Chillypi
    Sem Teta
    Sem Teta


    Número de Mensagens : 13
    Idade : 34
    Localização : Palmital - SP
    Pontos : 0
    Reputação : 0
    Data de inscrição : 30/09/2008

    Montando o ambiente de desenvolvimento JSE Empty Re: Montando o ambiente de desenvolvimento JSE

    Mensagem por Chillypi Dom Out 05, 2008 9:08 pm

    Humm... só pelas traduções das siglas jah deu pra entender... ^^

    Vlw.... Smile
    Enzo
    Enzo
    Sem Teta
    Sem Teta


    Número de Mensagens : 10
    Idade : 37
    Localização : Londrina - PR
    Pontos : 0
    Reputação : 0
    Data de inscrição : 01/10/2008

    Montando o ambiente de desenvolvimento JSE Empty Re: Montando o ambiente de desenvolvimento JSE

    Mensagem por Enzo Dom Out 12, 2008 4:54 pm

    Como tenho só 512mb de memória (dividido em dois pentes de 256mb) vc recomenda que eu deixe o eclipse.ini do jeito que ele vem, ou devo alterá-lo mesmo assim?

    Tenho o netBeans aki, e embora ele seja mt bom pelo editor visual, ele é pesado pacas.
    avatar
    AYSJr
    Sem Teta
    Sem Teta


    Número de Mensagens : 6
    Pontos : 0
    Reputação : 0
    Data de inscrição : 30/09/2008

    Montando o ambiente de desenvolvimento JSE Empty Re: Montando o ambiente de desenvolvimento JSE

    Mensagem por AYSJr Seg Out 13, 2008 8:18 pm

    Enzo escreveu:Como tenho só 512mb de memória
    (dividido em dois pentes de 256mb) vc recomenda que eu deixe o
    eclipse.ini do jeito que ele vem, ou devo alterá-lo mesmo assim?

    Tenho o netBeans aki, e embora ele seja mt bom pelo editor visual, ele é pesado pacas.
    Me intrometendo de novo, mas no seu caso acho que seria legal evitar de mexer nessa parte então.O ideal é que o eclipse não passe de metade da memória do seu micro para evitar que o coitado sofra demais com qlq outra coisa.
    Enzo
    Enzo
    Sem Teta
    Sem Teta


    Número de Mensagens : 10
    Idade : 37
    Localização : Londrina - PR
    Pontos : 0
    Reputação : 0
    Data de inscrição : 01/10/2008

    Montando o ambiente de desenvolvimento JSE Empty Re: Montando o ambiente de desenvolvimento JSE

    Mensagem por Enzo Ter Out 14, 2008 6:31 am

    AYSJr escreveu:
    Me intrometendo de novo, mas no seu caso acho que seria legal evitar de mexer nessa parte então.O ideal é que o eclipse não passe de metade da memória do seu micro para evitar que o coitado sofra demais com qlq outra coisa.

    É o que farei.

    Usava o netBeans qd mexia com celular e usava mt o editor visual dele.

    Hj em dia prefiro aprender a fazer isso sem esse auxílio.
    avatar
    viniciustc
    Sem Teta
    Sem Teta


    Número de Mensagens : 2
    Pontos : 0
    Reputação : 0
    Data de inscrição : 01/10/2008

    Montando o ambiente de desenvolvimento JSE Empty Re: Montando o ambiente de desenvolvimento JSE

    Mensagem por viniciustc Ter Out 14, 2008 3:13 pm

    Agora que eu li melhor a linha que fala para mudar o valor do eclipse.ini
    Eu não mudaria essa linha. Só tive problemas com o Eclipse quando fui mexer com J2EE e tinha baixado o Eclipse para essa versão

    O que acontece é que baixando o Eclipse J2EE vem com vários plugins que estouram a memoria que a maquina virtual alocou para a aplicação.

    Mas no caso do J2SE acho que não a a necessidade de mexer no parâmetro, eu não mexia e minha máquina tinha 512 de RAM

    Conteúdo patrocinado


    Montando o ambiente de desenvolvimento JSE Empty Re: Montando o ambiente de desenvolvimento JSE

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex Mar 29, 2024 3:46 am